King Parrot Chloropterus – Alisterus c. chloropterus

King Parrot Chloropterus – Alisterus c. chloropterus

Macho

Fêmea

Alisterus c. chloropterus
(Ramsay 1879)

Inglês: Green-winged King Parrot
Português: King Parrot Chloropterus

Distribuição: No norte do oeste da Nova Guiné, a oeste até a Península de Huon e no sul até Hall Sound, Papua.

Descrição: Sua plumagem em geral é vermelha, com uma faixa azul de tamanho variável na nuca e na parte superior das costas, as penas do ombro e as costas são pretas esverdeadas, possui uma outra faixa de cor amarela esverdeada clara no meio das asas, sendo o resto das asas é verde escuro, na parte mais baixa das costas, na parte mais alta da região coberta pelo rabo e a anca são azuis, a parte de cima do rabo é preta com nuances em azul, o lado inferior é preto acinzentado, a parte superior do bico é enegrecida com a base laranja, sua íris também é laranja e seus pés são cinzas.

Comprimento: 36 cm.

Sub-espécies



Salvadori s Green-winged King Parrot

Alisterus c. callopterus
(D Albertis and Salvadori 1879)

Inglês: Salvadori s Green-winged King Parrot
Português: King Parrot Callopterus

Distribuição: Parte central da Nova Guiné desde a parte de cima do rio Fly, Central Highlands e na região oeste de Sepik até as montanhas Weyland, no oeste de Irian.

Descrição: Semelhante a chloropterus, porém a faixa azul só existe na parte superior das costas, a nuca é inteiramente vermelha.

Comprimento: 36 cm.



Alisterus c. moszkowskii

Alisterus c. moszkowskii
(Reichenow 1911)

Inglês: Moszkowskis Green-winged King Parrot
Português: King Parrot Moszkowskis

Distribuição: Norte da Nova Guiné desde a baía de Geelvink, oeste de Irian até o distrito de Aitape.

Descrição: Macho semelhante ao chloropterus e as fêmeas são semelhantes aos machos, porém as costas e as asas são verdes. As faixas amarelas esverdeadas das asas estão presentes.

Comprimento: 36 cm.

Hábitat: Áreas de florestas densas, florestas tropicais, principalmente em montanhas mais baixas, ocasionalmente até 2.600 m, também é visto em áreas cultivadas a altitude mais alta.

Status: De um modo geral não é comum, apenas em algumas localidades são mais vistos.

Hábitos: Normalmente andam em pares ou grupos pequenos de até 06 pássaros. Costuma ser imperceptível. São vistos principalmente nas profundidades de florestas sombrias nos galhos mais baixos ou medianos de árvores ou arbustos, mas também podem ser vistos em áreas mais abertas de planaltos em árvores de casuarina. São bastante quietos quando estão se alimentando, gritam ocasionalmente durante o vôo, normalmente gritam para fazer contato em árvores de descanso. Seu vôo é direto com batidas fortes e rítmicas de asa. Nunca voa acima das árvores, sempre pelo meio ou em baixo.

Características: Os King Parrots que tem elegantes proporções e maravilhosas cores, pertencem à subfamília Alisterus, a qual faz parte da família dos Psitacídeos. Eles compreendem 03 espécies dentro de aproximadamente 11 subespécies.

Pouco barulhentos, embora durante a aclimatação sejam muito sensíveis, depois tornam-se fortes, tendem a ficar estáticos em gaiolas pequenas. Raramente são agressivos a outras espécies, não são destruidores, gostam de frequentar o chão, mas a principal característica desta ave é que ela odeia áreas abertas e claras, logo os viveiros deverão ser bem arborizados para que se tenha um ambiente semelhante a do interior de florestas.
Dimorfismo:

Chloropterus e o callopterus: Nestes as fêmeas têm a cabeça verde, o peito, as costas e as asas são verdes, as penas de peito tem um bordo castanho avermelhado, as penas claras do ombro não existem, a parte superior do rabo é verde com as pontas pretas e a base do bico é mais castanha que a do macho.

Moszkowskii: Neste as fêmeas são semelhantes aos machos, porém a faixa azul das costas e da nuca são verdes. As faixas amarelas esverdeadas das asas estão presentes.

Dieta natural: Comem frutas, bagas, brotos, nozes, sementes (girassol), vegetais, flores, néctar, insetos e suas larvas.

Alimentação: Basicamente sementes (alpiste, girassol e aveia em pequenas quantidades, milho alvo de diversos tipos e etc.), porém é importante para uma alimentação balanceada que também comam verduras, legumes e frutas (a maçã em especial é de suma importância para a lubrificação do trato intestinal), gostam muito de cenoura, amendoim, maçã, jiló e milho verde.

Período de reprodução: De agosto a novembro, sendo setembro o mês principal.

Reprodução: É raramente alcançada, o casal deve ser harmonioso para que se tenha a possibilidade sucesso. A melhor maneira de se obter isso é juntá-los quando ainda filhotes. Deve ser mantido apenas um casal por viveiro, pois embora não agridam outras aves, obtêm-se melhores resultados. Alguns casais totalmente inexperientes poderão matar o seu primeiro filhote logo após a eclosão, ou não saberem alimentá-lo. Dê-lhes uma segunda chance, pois precisam de uma oportunidade para aprender. Só a fêmea choca, deixa o ninho apenas para se alimentar ou ser alimentada pelo macho em breves períodos na manhã e ao entardecer, mas o macho se mantém bem próximo ao ninho. Importante variar bastante a alimentação para que os filhotes tenham um bom crescimento.

Amadurecimento sexual: 02 a 03 anos.

Idade reprodutiva: Acredita-se que possa viver em cativeiro, com os devidos cuidados entre 20 e 30 anos e que consiga reproduzir até os 15 anos ou mais.

Quantidade de ovos: Postura de 02 a 03, ocasionalmente até 04 ovos, que poderão estar infecundos ou os filhotes morrerem dentro do ovo, podem fazer até duas posturas por ano. Ovo mede aproximadamente 32,8 x 26,8 mm.

Ninhos: Na natureza fazem seus ninhos em buracos de árvores ou galhos grandes de árvores mortas, muitas vezes a vários metros profundidade e os forram com minúsculos pedaços de madeira que estejam se deteriorando. Em cativeiro, os em formato de (L) são os mais recomendáveis, porque evita que a fêmea ao descer se jogue em cima dos filhotes, mas também podem ser usados troncos de árvores ocas e caixas de madeira. Se o fundo do ninho ficar muito úmido é quase certo os pais começarem a arrancar penas dos filhotes, devendo-se, portanto mantê-lo bem seco. Pode-se forrá-lo com serragem ou areia, sendo a areia mais fácil de se trabalhar. O abandono do ninho pelos pais é menos comum quando já existem crias, mas se a fêmea não está acostumada à inspeção do ninho, pode entrar em pânico e bicar os filhotes.

Tempo de incubação: 20 dias.

Temperatura de incubação: 37,5º C.

Umidade: 45 a 50%.

Filhotes: Os filhotes são semelhantes às fêmeas adultas e as jovens fêmeas têm menos vermelho no abdômen e na parte mais baixa do peito. O bico é preto acastanhado e a íris é escura. Se ficar muito frio não terá força para levantar a cabeça e consequentemente não conseguirá se alimentar e mesmo que a mãe tente aquecê-lo ele morrerá. Logo, é interessante que em lugares de clima frio se use serragem como forro para o ninho enquanto que para lugares de clima quente use-se areia. Saem do ninho após 05 semanas e depois levam um bom tempo ainda sendo alimentados pelos pais. Não é um bom “pet”, mas para que fique relativamente manso, é preciso retirá-lo do ninho com 15 a 20 dias e tratá-lo na mão. Se destinados à reprodução é interessante que sejam apresentados a outros jovens da mesma espécie, pois se forem isolados por muito tempo do contato com sua própria espécie, podem simplesmente não reconhecê-los como par. O pássaro criado em cativeiro, de preferência manso, reproduz mais rápido do que o selvagem.

Viveiros: Não existe um tamanho padrão de viveiro, mas como essas aves odeiam áreas claras e abertas, eles deverão ser bem grandes e bem arborizados para que se tenha um ambiente semelhante a do interior de florestas. Os poleiros devem ser grossos para desgaste das unhas. Importante saber que os viveiros deverão ter tela galvanizada e fios arredondados para evitar que destruam as penas e 40 a 50% de área coberta, para proteger os ninhos e as aves, do frio, do sol e da chuva. Além disso, os viveiros devem estar em locais onde estejam protegidos de ventos frios por paredes, cercas vivas, quebra ventos e de forma a receber o sol da manhã.

Tamanho da anilha: 07 mm.

Fezes: Pastosas. Líquidas ou brancas pode significar algum tipo de doença.



Translate »